Sobre CARBOREP

Sobre o projeto

O setor Europeu de reparação de carroçaria é um importante ramo económico na Europa, com mais de 200 mil trabalhadores profissionais e 50 mil empresas, principalmente PMEs. Com a inovação constante nos carros, o setor de reparação da carroçaria tem uma necessidade constante de currículos para novas competências e conhecimentos. Na última década, uma das principais mudanças nos automóveis tem sido a substituição da técnica de ligação por soldadura pela utilização de adesivos nas peças da carroçaria. Esta nova técnica em carros exige novas aptidões e formação para o pessoal de reparação de carroçaria de automóveis.
A ideia do projeto Erasmus+ CARBOREP decorre do facto de existir uma falta de qualificações específicas e de esquemas de formação para o pessoal que trabalha na indústria de reparação e manutenção de veículos, em particular na reparação das carroçarias de automóveis. Ter um currículo de alta qualidade, com tecnologias de ponta e processos de fabricação usados na reparação do corpo do carro é de suma importância, para garantir a segurança do veículo. À medida que as técnicas de fabricação automóvel avançam e melhoram, as oficinas locais e outros operadores independentes devem poder assegurar que as rotinas de reparação e manutenção do veículo sejam realizadas corretamente.

Solução de Formação harmonizada para todos os profissionais do setor de reparação automóvel

Ao alinhar o perfil de qualificação a nível Europeu, o CARBOREP torna-se num bom exemplo de como os objetivos e os resultados do projeto contribuem para alcançar os objetivos da União Europeia e os objetivos do programa Erasmus+ de aumentar a relevância da EFP no mercado de trabalho e reduzir desajustes e escassez de competências.
Neste projeto, o TWI é o Coordenador, em contato direto com a Agência Nacional do Reino Unido. A EWF é a Federação Europeia de Soldadura, União e Corte, com uma rede de Formação e Qualificação abrangendo 30 países membros que serão essenciais na implementação e disseminação dos resultados do CARBOREP. Os institutos de soldadura do Reino Unido (TWI), Portugal (ISQ) e Espanha (CESOL), possuem um forte conhecimento e experiência em formação e qualificação a um nível setorial.